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Cantos de Desamor, de Pedro Vistas
11,00€Título Cantos de Desamor
Autor Pedro Vistas
Colecção Ouro Potável
Formato 140 x 210 mm
Páginas 68 págs
Fotografia da capa © Ana Alves
Imagem página ante-rosto Gravura de Marold, in Werther, de Goethe, Paris, E. Dentu Éditeur, 1892.
Acabamento Capa mole
ISBN 978-989538540-9
Ano 2023||
Obra de uma intensa dramaturgia onde duas vozes litigam; uma em aproximação à poesia, outra tendendo à prosa, sem nunca se fixarem. Professando Amor, a primeira, Desamor a segunda, numa pugna que, mais do que conceptual, se descobre surpreendente teomaquia.
Neotrovadorismo metafísico, literatura gótica-punk de jaez filosofal, ultrarromantismo sacrificado no altar do pensamento…
Literatura nova sobre o novo, inclassificável sob categorias previstas numa época de enjoo cartográfico, lê-la será navegar no Desconhecido. Ainda é possível.
[Do Prefácio jamais escrito.]||
Sobre o Autor
Pedro Vistas tem-se dedicado ao ensino e à investigação em filosofia, afirmando-se com esta obra inaugural como uma voz literária ímpar.
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ESGOTADO
Alma d’Hybris – Tomo I: Símile e Súmula (de Jardins), de Maria Sarmento
18,50€Título Alma d´Hybris | Tomo I : Símile e Súmula (de Jardins)
Autor Maria Sarmento
Colecção Opus Magnum
Imagens da capa e badanas António Couvinha | aguarela sobre papelIlustrações a cores António Couvinha | aguada a café sobre desenho a tinta da china
Fotografia José M. Rodrigues | retrato da autoraFormato 150 x 220 mm
Páginas 140 págs
Acabamento Capa mole
Ano 2022*SOBRE A OBRAAutora de um labor poético continuado desde o dealbar dos anos 80, que tem escolhido dar publicação aparentemente intermitente ao seu trabalho, Maria Sarmento dá agora a público este livro que integra um ciclo, de que sai agora o volume inicial.
Símile e Súmula (de Jardins), o primeiro tomo da trilogia Alma d’ Hybris, agora publicado, confirma uma voz em tudo singular, se não mesmo única, na poesia portuguesa actual.Artífice da palavra possuidora de um verbo de extremo lirismo e encantamento, a obra oferece-nos uma peregrinação pelas veredas da linguagem, das origens e daqueles jardins em que se dá o encontro com a fonte fecunda de que dimana o fluxo híbrico da existência humana, sereno derrame da mais pura beleza, num espanto imperituro diante dos mistérios do sagrado, da vida e do mundo.Como a própria poeta escreve no texto inicial do livro:Ainda que seja desejável que o leitor circule pelo texto em total liberdade, que aspire os perfumes e sacie a sede […] na fonte que jorra com maior ou menor intensidade de alguns textos, neste “jardim” que se apresenta para sua fruição, o leitor participará sempre do texto, sendo nele um elemento indispensável. Uma outra voz. Quer se demore nas sombras para aspirar os perfumes da terra, quer deambule, como brisa suave, para ser íntimo das vozes que se abrem à sua passagem, o leitor sempre ouve ecos, sons, sussurros e vozes que reconhece; ora aproximando-se da janela da torre, ora embarcando em alto mar que se avoluma em rumorosa força. O leitor viaja com as palavras. Sente-as. Participa do texto.Esta é uma voz poética que porventura se fez esperar muito, até à plena entrega da sua obra à visibilidade pública.Não tanto por isso, mas por aquilo que é em si mesma, a obra agora dada à estampa será, doravante, marco e referência incontornáveis, como as coisas mais altas e mais belas que já se escreveram na nossa grande Língua portuguesa.*SOBRE A AUTORAMARIA SARMENTO nasceu em Torres Novas. Vive desde 1975 em Évora. Licenciada em Português/Francês pela Universidade de Évora, fez Mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas com uma dissertação sobre a temática da Natureza em Fernando Pessoa, que defendeu na FCSH da Universidade Nova de Lisboa. Leccionou no Ensino Básico e Secundário até 2021. Tem colaboração dispersa em revistas e jornais nacionais e estrangeiros.Publicou, na área da poesia:Escrita na Pele, 1980.
Água na Pedra [em colaboração], 1984.
Poetas Alentejanos do Século XX [antologia], 1984.
‘Ao Piano do Tempo’, in Margens [volume colectivo], 1992.
Duplo Olhar [em colaboração], 1997.
Memória das Naus, 1999.
O Silêncio e as Vozes, 1999.
3 Poetas 30 poemas, 2007.
Antologia de Poetas Torrejanos, 2008.
Áureas, (pinturas de Gaëlle Pelachaud e textos de Maria Sarmento em edição bilingue), 2018.Integra, desde 2010, o Conselho editorial da revista Cultura ENTRE Culturas.Tem colaboração dispersa na rede e em papel.Criou dois blogues, Saudades do Futuro e Jardim de Saudades, actualmente desactivados.